quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Investimento brasileiro em Portugal cresceu 7% em 2017

O investimento direto do Brasil em Portugal ultrapassava os 3 mil milhões de euros em setembro. O Brasil é o sexto maior investidor estrangeiro em Portugal e o maior de fora da Europa.

Jorge Horta


FOTO: FCTUNL
O investimento direto do Brasil em Portugal ascendia a 3.074 milhões de euros no final de setembro, o que corresponde a um crescimento de 7% em relação à posição que se verificava no final de 2016 e a um aumento de 204 milhões de euros em termos absolutos, segundo os dados do Banco de Portugal.
No final do terceiro trimestre o Brasil conservava o estatuto de sexto maior investidor em Portugal e de maior investidor não europeu. À frente do investimento brasileiro no mercado português estão apenas a Holanda (30 mil milhões de euros), Espanha (24,5 mil milhões), Luxemburgo (23 mil milhões), Reino Unido (9,2 mil milhões) e França (6,5 mil milhões).
Também no final de 2016 o Brasil ocupava a sexta posição na lista de investidores estrangeiros em Portugal, à época liderada igualmente pela Holanda (28,5 mil milhões de euros) e Espanha (25,6 mil milhões), de acordo com as estatísticas publicadas pelo Banco de Portugal.
Globalmente, o investimento direto estrangeiro em Portugal somava 120,4 mil milhões de euros em setembro, mais 7% do que o registado no final de 2016.
O relacionamento económico entre o Brasil e Portugal tem crescido nos últimos anos. Embora o comércio bilateral tenha sofrido um arrefecimento, o mercado brasileiro é um dos maiores emissores de turistas estrangeiros para Portugal, sendo também um dos grandes emissores de pedidos de “vistos gold”, as autorizações especiais de residência para quem invista pelo menos 500 mil euros na compra de imóveis em Portugal ou 1 milhão de euros noutros tipos de investimento, com criação de emprego.

Investimento português no Brasil estável

O investimento direto de Portugal no Brasil este ano estabilizou. Segundo o Banco de Portugal, o investimento luso no mercado brasileiro passou de 2,76 mil milhões de euros no final de 2016 para 2,78 mil milhões em setembro último.
A posição global do investimento de Portugal no exterior passou de 54,6 mil milhões de euros no final de 2016 para 54,3 mil milhões no mês de setembro.
Holanda e Espanha são os países em que Portugal tem mais capital investido, com 17,2 mil milhões de euros e 13 mil milhões de euros, respetivamente.

Sem comentários: