domingo, 21 de janeiro de 2018

Raul Mesnier de Ponsard, o homem dos elevadores

Elevador Stª Justa - Lisboa e  Raul Mesnier de Ponsard, o homem dos elevadores

Inline image

Inline image

Elevador Stª Justa - é um sistema de transporte público, situado no centro da cidade de  Lisboa, no distrito de mesmo nome, em Portugal. 
Liga a Rua do Ouro e a Rua do Carmo ao Largo do Carmo e constitui-se num dos monumentos mais interessantes da Baixa de Lisboa.

Nomes alternativosElevador do Carmo
Estilo dominanteNeogótico
EngenheiroRaoul Mesnier du Ponsard(1)
Início da construção1900
Fim da construção1901
Inauguração1902
Património Nacional
Classificação Monumento Nacional
Data2002
DGPC70141
SIPA3146
Geografia
PaísPortugal
CidadeLisboa
(1)Inline image
 Raul Mesnier de Ponsard (1848-1914, Porto) foi um engenheiro português, de origem francesa e discípulo do célebre Eiffel conhecido por ter construído muitos elevadores e funiculares em Portugal.

Foi o autor de uma obra - pioneira na Península Ibérica - que haveria de constituir um estrondoso sucesso, granjeando-lhe a correspondente reputação: o elevador do Bom Jesus, em Braga. Na sua concepção, Raul Mesnier aplicou o sistema desenvolvido por Riggenbach - que esteve em Braga, em 1884, para assistir à inauguração - na construção de ascensores e locomotivas de montanha, com pleno sucesso, uma vez que o elevador ainda hoje se encontra em pleno funcionamento, nunca tendo sofrido algum acidente.
Raul Mesnier conheceu um êxito enorme em Lisboa. Na capital, construiu o primeiro ascensor, ligando a Calçada do Lavra ao Campo de Santana, inaugurado em 19 de Abril de 1884, e que ainda hoje se encontra ao serviço. Nesse dia, dado que a viagem era gratuita, transportou mais de 3 mil passageiros, tendo funcionado 16 horas consecutivas. Tal como o do Bom Jesus, do qual era contemporâneo, funcionava inicialmente pelo sistema de cremalheira e por contrapeso de água, tendo sido electrificado em 1910.O sucesso obtido com a construção do ascensor do Lavra foi de tal envergadura que quase se pode dizer que Raul Mesnier nunca mais parou de construir elevadores: seguiram-se o ascensor da Glória - ainda ao serviço - ligando a Avenida da Liberdade à Rua de S. Pedro de Alcântara, inaugurado em 1885; o ascensor da Bica - também em actividade - ligando a Rua de S. Paulo ao Largo do Calhariz, inaugurado em 1888; o da Praça de Camões ao Largo da Estrela (1890); o da Rua do Crucifixo à Rua Garrett (1892); o da Graça (1893); o do largo de S. Julião ao Largo da Biblioteca (1897); o de S. Sebastião da Pedreira (1899). Estes últimos já não existem há muito tempo.Será, contudo, com o elevador de Santa Justa que Raul Mesnier conhecerá a sua máxima notoriedade. Dispondo de um passadiço metálico que o liga à Rua Nova do Carmo, e que constitui um dos seus elementos mais importantes, o elevador de Santa Justa - inaugurado em 10 de Julho de 1902 - foi concebido em estilo neogótico, constituindo uma dos mais notáveis monumentos da arquitectura do ferro existentes em Portugal. Frequentemente atribuído a Eiffel - como todas os monumentos, existentes neste país, que apresentem estruturas metálicas -, o elevador foi concebido e construído por Raul Mesnier, um portuense cujo nome, ironicamente, ficou mais ligado a Lisboa do que à sua cidade natal.Uma outra faceta de Raul Mesnier, ainda mais desconhecida, prende-se com a sua actividade como inventor, num domínio muito particular: o das armas de fogo. Em 1879, quando ainda vivia no Porto, publicou nesta cidade nada menos do que cinco projectos de novas armas de fogo, de sua invenção. Para além de inúmeras modificações e melhoramentos, aplicáveis a armas já existentes no mercado, e de fabrico estrangeiro, Raul Mesnier concebeu também um projecto de uma nova espingarda de guerra, e um novo método de obturador para espingarda de guerra, de carregar pela culatra, que chegou a ser construído, sob sua direcção, na fábrica de armas do Arsenal do Exército.Uma das suas invenções mais notáveis - que valeria a pena recordar mais aprofundadamente - foi o "Aritmotecno", uma máquina destinada a executar todas as operações aritméticas com um rigor absoluto e uma inexcedível rapidez - uma precursora das actuais máquinas de calcular -, a qual o próprio apresentou no Porto em 1882, tendo para o efeito editado uma pequena publicação onde explicava o seu funcionamento.
in Jornal Público ,O homem dos elevadores  por  
JOSÉ MANUEL LOPES CORDEIRO, 
2 de Maio de 1999

2 comentários:

Rui disse...

Muitas curiosidades que eu desconhecia.
Não sabia , por ex. que o elevador de Stª Justa e o do Bom Jesus (Braga), assim como a maior parte deles fossem da mesma autoria, mesmo com "sistemas" tão diferentes !

As 7 colinas de Lisboa são bem propícias a este tipo de deslocação ! :)

Um belo documento histórico, Amigo Jaime.

Abraço !:)

Jaime disse...

Obrigado, Rui, pelo comentário.
Estamos sempre a aprender. Aprender ao longo da vida.
Abraço.