domingo, 16 de julho de 2017

OPEN HOUSE PORTO
A Arquitectura de Portas Abertas | 1-2/Julho/2017

Laboratório Eng. Edgar Cardoso
Eng.º Edgar Cardoso » 1992

Durante os sete anos que durou a construção da Ponte de S. João (ferroviária), foi neste edifício, com localização admirável, que se acompanharam os trabalhos de construção e de anteciparam desafios estruturais. Ele próprio funciona como uma maqueta da Ponte à escala reduzida.
O edifício de dois andares está ocupado pela Federação Portuguesa de Canoagem. Já a torre (com elevador, inactivo) e os dois pilares em betão armado com dois volumes envidraçados estão em total abandono. Até quando?



Laboratório Eng.º Edgar Cardoso
(edifício de dois andares e dois pilares de betão armado suportando dois volumes envidraçados)

Molde que serviu para construção da Ponte de S. João
 

 Vista a partir do topo da torre
(à esquerda: Marginal do Freixo; centro: Rio Douro e Ponte do Freixo; à direita: passadiço de Quebrantões e Areínho de Oliveira do Douro)

6 comentários:

Rui disse...

Adorei ver o V/ passeio/reportagem nessa Open House Porto !
Estaremos "clientes" numa próxima, amigo Jaime ! ... Não sei é como isso funciona !?...
Esta semana fizemos uma coisa parecida, mas só pela parte baixa de Gaia ! :)

Jaime disse...

O Open House Porto é anual e sempre em Julho. São sempre dois dias (sábado e domingo). Vale bem a pena. Visitam-se edifícios lindíssimos, uns antigos, outros modernos, mas todos com motivos arquitectónicos diferentes e únicos. Para o ano, eu aviso.
Entretanto, fica aqui o site da iniciativa: http://www.openhouseporto.com/places/zones/, onde pode consultar e ver como funciona.
Além do Laboratório, do Quartel da Serra, do Museu e do Estádio do Dragão, também fomos à Torre PT, no Monte da Virgem (tem uma plataforma com vistas 360º).
Para o ano contamos com vocês.
Abraço.

Jaime disse...

E que tal acharam a parte baixa de Gaia? Gostaram? Visitaram o Convento Corpus Christi? Vai ficar melhor quando abrir o Mercado de Gaia (está em recuperação, abre em Agosto, fica frente ao Cais de Gaia). Só não gosto que tenham tornado pedonal entre as Caves Sandeman e o Mercado. O acesso ao Cais de Gaia era complicado, agora é impossível.

Jaime disse...

Está a decorrer a 2.ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2017. Vale bem uma visita, e fica a conhecer as antigas instalações da Coats & Clark. O Convento Corpus Christi funciona como um pólo da Bienal e tem uma exposição para visita. Entrada livre.

Rui disse...

Claro que estaremos clientes e agradeço a lembrança para casos com este ! :) Vi no FB a "reportagem e fiquei encantado!

De Gaia, reservei pra o meu blog um post sobre umas belas "escadinhas" que me ficaram nos olhos e não descansei sem cobiçar e ir ver como era ! Fui ver se a parede já estava n´bem sequinha ! :)) ... Daí fui ver aquele "quase cubo", mais Á frente, mais prisma, junto à igreja e também um célebre "coelho" (de lixo) lá quase ao lado (Ramo Pinto) !
Depois, ainda ao Jardim lá em cima junto à ponte, antes de irmos para o outro lado ver um tal "Cais" mas sem Arminda ! :))
Vou estar mais atento. O jaime anda muito bem informado e eu não ! :)))

Jaime disse...

Aqueles grafittis são muito recentes. Mas estão lindíssimos. Valem bem uma visita.
Esta semana foi inaugurado o requalificado Jardim do Morro. Quando lá foi ainda devia andar em obras. Agora está mais arejado e bonito.
Nós ainda não fomos conhecer o «Cais», da Arminda e do João. Ficaram a conhecer o João ou o filho?