domingo, 26 de novembro de 2017

Um ingate à laia do Puorto...

Deliciei-me a ler este lindíssimo texto do amigo Rui, um tripeiro conhecedor das suas gentes e lugares.
«O PORTO ESTÁ NA MODA»! É ler este texto, e ver as «vistas» lindíssimas do Porto que o Rui colocou. Aí, sim, todos compreenderão porque o Porto está na  moda.

(https://coisas-da-fonte.blogspot.pt/2017/11/um-ingate-laia-do-puorto-cap-i-ii-iii-e.html?showComment=1511693640247#c4295776081018400785)

Depois de muito rir, fui «ter» com o «Sousa da Ponte». A continuação do bem falar tripeiro.

(https://www.youtube.com/watch?v=AC3EyhWpTTI&list=PLXmctBpsQY-IenE849mKV4yzDcWAn8hO1)

6 comentários:

Rui disse...

ahahah... Obrigado, Jaime ! :)))
Diverti-me (e estou a divertir-me) à grande ! ... Aquela gente (comentadores presentes) é maravilhosa e valoriza muito o "Relato" ! :)))

Abraço . Brevemente falarei do Sousa , o grande campeão de natação, antes de mostrar o vídeo !... Depois será melhor apreciado ! :) ... Se primeiro, ele é um bocadinho grande e podia perder o interesse ! :))

Abraço e obrigado pela divulgação ! :)

Jaime disse...

Eu é que agradeço ao Rui pelos belos momentos que tenho passado no «Coisas da Fonte», e o muito que tenho aprendido e divertido com todos os outros participantes.

lis disse...

Oi Jayme
Já somos mais ou menos conhecidos lá dos desafios do Rui_ claro que nao conseguiria saber qual fotografia era a sua janela _lembro que era uma panorâmica do bairro ,talvez . Só consigo acertar acompanhando as respostas do Rui aos comentários ,torna-se mais fácil e ja sou meio craque nisso rs
Agora, estou encontrando dificuldade pra entender essa escrita do Porto rsrs cliquei no seu link do youtube mas deu no mesmo.O sotaque português é muito rápido , preciso ouvir mil vezes pra entender bem .Mas,acho bonito.Já nós brasileiros explicamos com todas as letras,com vogais e consoantes. rs Já vocês ... rs
Um abraço grande Jayme ,Obrigada da visita
e boa semana

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro confrade Jaime.
Que júbilo saber que embarcaste no Expresso do Oriente sob meu comando e, mais ainda, deixastes comentários no livro de bordo.
A aplicada aluna Lis é minha patrícia. Folgo saber que tu tornaste também aplicado aluno da Escolinha do Professor Rui da Bica.
Na estadia de 3 dias à Invicta não tive a oportunidade de ouvir nenhum tripeiro a falar o dialeto que o Rui trouxe à baila na Escolinha do Professor Rui da Bica. Entendi 55% do texto.
"To di oio nu imu gimiu du Rui".
Não vi opção de seguir teu blog.
Caloroso abraço. Saudações lusófilas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente me busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

Jaime disse...

Olá, Lis. É um prazer flanar (esta palavra roubei-a o Prof. Ms. João Paulo) pelos blog do Rui. E ainda é melhor pois tenho conhecido pessoas fantásticas e, com elas, aprendido muito.
O Desafio das vistas do quarto foi espectacular. Eu consegui chegar ao fim por ter feito uma tabela, onde ía excluindo as erradas. Também visitei todos os blogs para saber mais sob os concorrentes. Mas foi com os posts da Janita e da Afrodite que consegui mais respostas certas.
Quanto ao nosso modo de falar, é muito divertido e complicado para quem não é daqui. Mas, lentamente, consegue-se compreender.
É como os vossos dialectos de Minas Gerais, São Paulo, etc.... Complicadíssimos. Mas lá chegamos.
Dei uma vista ao seu blog, e gostei. Parabéns. Com as visitas a todos os blogs também tenho aprendido muito.
Boa semana. Beijinhos.

Jaime disse...

Caro amigo Prof. Ms. João Paulo de Oliveira: gostei de viajar no seu Expresso. É cómodo e com muita Cultura a bordo. Parabéns.
Sou aluno aplicado do Professor Rui, com quem tenho aprendido muito. O mesmo acontecendo com todos os outros aplicados alunos.
Com que então «está de olho no irmão gémeo do Rui». Eu também fiquei de boca aberta com a imaginação dele e com o conhecimento que ele tem do Porto e das suas gentes. Fantástico.
Esta maneira de falar ouve-se mais na zona da Ribeira e Sé, e restante Zona Histórica.
Um forte abraço de amizade lusófona.