domingo, 26 de novembro de 2017

Arte comprada com açúcar da Madeira em exposição em Lisboa

A arte adquirida com o dinheiro do açúcar produzido na Madeira, entre os séculos XV e XVI, desde pintura, escultura e ourivesaria, vai estar em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, a partir de hoje.
Uma selecção de 86 obras, que o chamado “ouro branco” comprou naquele período de grande prosperidade económica, faz o conteúdo desta exposição que abre ao público na quinta-feira, no âmbito das celebrações dos 600 anos da descoberta da Madeira.
‘As ilhas do ouro branco - Encomenda Artística na Madeira (séculos XV-XVI)’ é comissariada por Francisco Clode de Sousa e Fernando António Baptista Pereira.
Foi este “ouro branco” escoado para os mercados europeus, numa altura em que o açúcar ainda era raro e caro, que proporcionou umenorme desenvolvimento local na Madeira.
Os mercadores que levavam o açúcar para Bruges e Antuérpia, entre outras cidades da Flandres, regressavam regularmente à Madeira com muitas obras de arte, sobretudo de carácter religioso, entre pintura, escultura, artes decorativas e ourivesaria.
Na exposição, o público poderá ver, segundo os comissários, “a mais importante e emblemática escultura da Madeira, com extraordinária qualidade do entalhe escultórico”, uma Virgem e o Menino do século XVI, proveniente da Flandres.
Outras obras em destaque, da Flandres, são o Retábulo dos Reis Magos, de uma oficina de Antuérpia, de 1530, um óleo sobre madeira dourada e policromada, e o tríptico de Jan Provost, da escola flamenga, de 1529, com Nossa Senhora da Misericórdia ao centro, ladeada pelos santos Cristóvão, Paulo, Pedro e Sebastião.
Proveniente da Ásia, a cana-de-açúcar terá começado a ser importada da Sicília pelo Infante D. Henrique, que introduziu o seu cultivo na Madeira, um projecto de rápida expansão.
A exposição ficará patente ao público no Museu Nacional de Arte Antiga até 18 de Março de 2018.
=================


8 comentários:

Rui disse...

O que a gente vai aprendendo, amigo Jaime !... Açúcar da Madeira, ouro do Brasil, diamantes e petróleo de Angola, o que nós íamos conseguindo comprar !!!
Afinal, agora só temos o Sol que pelo menos dá para "comprar" turistas ! ... Valha-nos isso !

Afinal, uma boa notícia para os lisboetas ! Sim, porque Lisboa também existe e não é só o porto ! eheheh

Abraço

Jaime disse...

Sempre fomos gente empreendedora.
Ainda hoje somos um País com um acervo artístico enorme, mas desconhecido de muitos.
Os museus de Serralves, Soares dos Reis, Arte Antiga e muitos outros têm levado a cabo a divulgação de grandes obras, nacionais e não só.

lis disse...

Oi Jayme
Com disse o Rui aprendemos muito lendo textos culturais.Novidade essa do açucar ter sido fonte de renda para os portugueses _ sei bem que levaram nosso ouro rsrs não sei se foi bem assim, mas já que foram os primeiros a colonizar e fazer o País desenvolver, nada mais justo que levasse algum lucro rs Conheço-os como grandes navegadores e desbravadores. E gosto muito,nao sei porque, tenho a alma meio portuguesa rs
Um abraço grande Jayme

Elvira Carvalho disse...

Muito interessante. Adoro ver exposições, ainda na semana passada fui à Gulbenkian ver "do outro lado do espelho" Aprende-se muito nestas exposições.
Agradeço a visita ao Sexta.
Um abraço e uma boa semana

Janita disse...

Deve ser uma interessante exposição.
Tivemos grandes períodos de empreendedorismo que engrandeceram e enriqueceram Portugal.
Ter essa peças para serem admiradas, é uma mais-valia cultural a não perder.
Para quem puder ir ver, claro.

Um beijinho e boa semana, Jaime!

Jaime disse...

Obrigado, Janita e Elvira pelos vossos comentários.
Ainda bem que a Cultura está a ter outra dinâmica no nosso lindíssimo País.
Boa semana.
Beijinhos.

Portugalredecouvertes disse...

Olá Jaime, venho agradecer a visita ao meu blogue!
fiquei a conhecer essa exposição que deve ser bastante interessante :)))
tudo o que é cultura nos enriquece a todos, a cultura é uma partilha muito interessante porque o seu valor vem da sua partilha e da admiração que os outros nutrem por ela !
abraço
bom fim de semana
Angela

Jaime disse...

Olá, Ângela!
Fiquei a conhecer o seu blog através do nosso amigo Rui, o que muito me agradou.
Exposição interessante que fiquei a conhecer através de um grupo de pessoas ligadas aos temas Lusófonos.
Tudo o que é Cultura interessa-me. Como só tenho o antigo 9.º ano gosto de ler e ver tudo que me possa engrandecer pessoal e intelectualmente.
Boa semana.
Beijinhos.
Jaime Martins